Lançamento do Projeto “CLIQUE PARA COMPUTAÇÃO”

Posted on Posted in Notícias

Um projeto avançado e revolucionário denominado “Clique para Computação”, em que crianças na faixa etária entre 13 e 15 anos estão aprendendo a fazer jogos em computador, como forma de desenvolvimento em informática, foi lançado oficialmente, na terça feira, dia 28 de Junho, às 14 horas , no Colégio Universitário Geraldo Reis, Coluni, vinculado a Universidade Federal Fluminense (UFF), em São Domingos, Niterói.

O “Clique para a Computação” que já vem sendo feito, em forma de teste, desde outubro do ano passado , quando 13 alunos desenvolveram e criaram, com êxito, jogos computacionais, é uma parceria entre o Center for Lifelong Learning and Design (L3D) da Universidade do Colorado(EUA), do Semiotic Engineering Research Group (SERG), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente(ADDLabs) , da Universidade Federal Fluminense. O projeto é coordenado pela Professora Ana Cristina Garcia, do ADDLabs.

A cerimônia de inauguração teve início por volta das 14 horas , com a presença do Reitor da Universidade Federal Fluminense, Professor Roberto Salles, da Pró-Reitora Marta de Luca, da Diretora Geral do Colégio Coluni, Professora Iduína Mont’Alverne, dos Professores da Pontifícia Universidade Católica , Clarisse de Souza e Luiz da Silva Mello, da Professora Ana Cristina Garcia do ADDLabs e ainda com alunos que participaram do projeto ano passado, dos que participarão este ano e seus respectivos pais.

A abertura do evento coube a Professora Clarisse de Souza que fez um breve histórico do projeto, lembrando a parceria inicial com a Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Ressaltou a intenção, o objetivo, de fazer com que os alunos manifestem-se através da linguagem computacional e de, por meio dessa iniciativa, criar valores que possam suprir as necessidades de mercado no segmento da informática.

O Reitor da Universidade Federal Fluminense, Professor Roberto Salles, destacou a importância em se investir em projetos desse nível e que o Coluni possa servir como modelo de educação. Frisou ainda que os alunos ali presentes sentissem orgulho em fazer parte de uma escola da Universidade Federal Fluminense que sedia projetos deste nível.

Durante o evento os pais e professores puderam ver os jogos com características sócio-ambientais, em que jogadores ajudam guardas florestais a prenderem caçadores de animais e preservarem o meio ambiente

No encerramento da atividade inaugural do projeto “Clique para a Computação”, a Professora Ana Cristina Garcia agradeceu em especial a presença do Reitor Roberto Salles, que apesar de seus inúmeros compromissos, veio participar da cerimônia de inauguração, dando a mesma uma conotação especial pela sua presença. Agradeceu ainda aos alunos, pais e a Diretora do Coluni, Professora Iduina Mont’Alverne e os Professores Clarisse de Souza e Luís da Silva Mello da PUC pelas suas presenças. Finalizando , reafirmou sua disposição de junto com os parceiros do programa , levá-lo avante em direção ao êxito total.