Pesquisa & Desenvolvimento
Sobre nós
Inteligência Artificial a serviço da inteligência humana
O ADDLabs é o Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e, desde 1996, desenvolve pesquisa e sistemas tecnológicos de ponta em Inteligência Artificial (IA) e Interação Homem-Computador (IHC).
História
O ADDLabs nasceu em 1992, quando a Professora Ana Cristina Bicharra Garcia defendeu em tese de doutorado, na Universidade de Stanford, a ideia de como a Inteligência Artificial, aplicada a um modelo cooperativo (o ADD) poderia ajudar no apoio a decisões. Ao voltar para o Brasil, a professora procurou apoio na área acadêmica e no meio empresarial para dar continuidade às suas pesquisas e projetos em Inteligência Artificial (IA) e Interação Homem-Computador (IHC).
Em 1994, um projeto desenvolvido para o CENPES/PETROBRAS comprovou o sucesso da aplicação do modelo ADD, o que propiciou o início da parceria com a indústria petrolífera. Hoje, esta cooperação tem possibilitado a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas computacionais nas mais diversas áreas do setor.
Busca incessante pela
Inovação
O ADDLabs desenvolve projetos, sistemas computacionais e tecnologia de ponta, nas áreas de Óleo & Gás, de gestão e de web. Sem descuidar do incentivo à pesquisa pura, procura sempre relacionar as atividades científicas às demandas e necessidades de investidores e parceiros.
Valores
Incentivo à pesquisa científica e a transferência de conhecimento entre academia e sociedade.
Formação de pessoas qualificadas e com aguçado apetite pela pesquisa e desenvolvimento.
Atenção à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
Normas e Regulamentações
Expertise
A cooperação entre o ADDLabs e a Petrobras, em projetos de P&D, fomentou nossa expertise no desenvolvimento de soluções para a indústria do petróleo, nas mais diversas áreas do setor – área de Reservatório, Engenharia, Exploração e Produção (E&P), com destaque para a área de operação. Nossa pesquisa gerou produtos, em geral, sistemas computacionais que foram testados, instalados e, muitos deles, já se encontram implantados, com retorno, nos primeiros 3 anos de uso, estimado em 5 vezes o valor investido.