O EVENTO

PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

A sociedade vive um momento em que a tecnologia cada vez mais aumenta as possibilidades de se partilhar as funções cognitivas dos indivíduos através do suporte eletrônico. Por outro lado, temos que estar preparados para a revolução tecnológica que está acontecendo.

Cada vez mais estudiosos e formuladores de políticas públicas concordam que o investimento em pesquisa e desenvolvimento é fundamental para o progresso socioeconômico do Brasil. Investir em P&D significa fomentar o desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, a inovação do processo produtivo. O WORKPEDIA traz a discussão sobre as pesquisas brasileiras realizadas e sobre o impacto dos seus resultados para a sociedade brasileira.

CONTRIBUIÇÃO DO COLETIVO

O WORKPEDIA, em sua segunda edição, traz a discussão da contribuição do coletivo para a resolução de problemas. Esse foco inclui não apenas o coletivo humano, como na abordagem de inteligência coletiva, inovação aberta e crowdsourcing, mas, também, o coletivo computacional, como enfatizado em inteligência de enxames (swarm systems).

Professores, pesquisadores, alunos e demais interessados poderão debater os avanços e os desafios a serem enfrentados pela pesquisa e pelo desenvolvimento em IA, apontando tendências, novidades e caminhos na busca conjunta pela inovação e pela ampliação tecnológica em nosso país.


O objetivo deste evento é reunir pesquisadores, professores, profissionais, e, principalmente, estudantes interessados em aprender e em discutir problemas, soluções e conceitos, relacionados com a construção de sistemas inteligentes que ampliem a capacidade humana de resolver problemas complexos, envolvendo grandes massas de dados.



PARTICIPE

Haverá apresentação de artigos técnicos, acadêmicos, trabalhos científicos, palestras, painéis, minicursos e mesas redondas para discussão dos caminhos da pesquisa no Brasil, com a enriquecedora presença de pesquisadores de renome, reconhecidos como referência em suas áreas.

O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2016 no Auditório do prédio do Instituto de Computação, localizado na Rua Edmundo March, s/n - Campus da Praia Vermelha - UFF, no bairro de São Domingos, em Niterói. Para mais informações, ligue para (21) 2629-5861.


INSCRIÇÕES


Haverá 10 bolsas para alunos. Envie email para secretaria@addlabs.uff.br solicitando a sua.

Palestrantes

Conheça nossos palestrantes
Clarisse S. De Souza
Clarisse S. De Souza
Professora Titular PUC-Rio
Luís Correia
Luís Correia
Professor Associado Univers. de Lisboa, Portugal
Cristiano Maciel
Cristiano Maciel
Professor Associado UFMT

Programação

de 14 a 16 de dezembro de 2016
QUARTA-FEIRA 14 QUINTA-FEIRA 15 SEXTA-FEIRA 16
08h00 às 08h30 Credenciamento
08h30 às 10h30 Minicursos Minicursos Minicursos
10h30 às 12h30 Sessão Técnica 1 Sessão Técnica 2 Sessão Técnica 3
Sessão de Posters
12h30 às 14h00 Almoço
14h00 às 16h30 Mesa Redonda
O futuro com IA
Mesa Redonda
Indústria de Petróleo e IA
Sessão Técnica 4
(pôsters)
16h30 às 17h00 Coffee Break
17h00 às 18h30 Palestrante Nacional
(Prof. Clarisse de Souza - PUC-Rio)
Palestrante Internacional
(Prof. Luis Correia - Univ. de Lisboa)
Palestrante Nacional
(Prof. Cristiano Maciel - UFMT)
18h30 Coquetel de abertura Jantar por adesão Encerramento


Lista de MiniCursos


Bots


Análise de Sentimentos


Algoritmos de Agrupamento (Clusterização)