Vida independente e segura

Conheça o projeto de monitoramento comportamental de idosos para
detecção de situações de risco em áreas outdoors.

Sobre o Projeto

Ambiente Assistido para Idosos



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer efficitur imperdiet sem, eget elementum lacus fringilla quis. Ut lobortis facilisis sodales. Vivamus efficitur enim et orci convallis, ac pellentesque est suscipit. Donec risus diam, aliquet.

Id suscipit ultrices, volutpat nec lacus. Duis mattis vestibulum commodo. Sed non enim ut tortor tincidunt imperdiet. Curabitur ac dui sem. Fusce porta ante neque. Duis odio risus, euismod id dolor non, rutrum bibendum arcu. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec viverra orci vitae nisi tincidunt, non venenatis felis semper. Nulla felis lacus, hendrerit at viverra vitae, fringilla sed elit. Donec congue pretium tristique. Donec id pulvinar turpis. In id sagittis neque, ut porta leo.

Publicações

Trabalhos científicos e sistemas desenvolvidos



CareofMe

Aluno: Javier Jiménez Alemán

A pesquisa está focada no desenvolvimento de um modelo de fusão de dados, a partir dos dados de diferentes sensores, que permita identificar as condições de segurança dos idosos considerando o ambiente em que estão inseridos (situational awareness). O objetivo da pesquisa, através do modelo proposto é fazer o monitoramento do comportamento dos adultos mais velhos para detectar situações de risco em ?reas outdoors. Este modelo está baseado no modelo JDL de fusão de dados e vai utilizar os dados fornecidos pelos sensores embebidos dentro dos smartphones, assim como outras fontes de informação, para fazer inferências do contexto do idoso com o menor erro possível. Foi realizado um experimento inicial através de um teste centrado no usuário que ilustrou a viabilidade de usar estas tecnologias como mecanismo para monitorar aos idosos em ambientes outdoor.

DOWNLOAD


img

img

Reconhecimento de Atividades

Aluno: Igor da Penha Natal

O problema de reconhecimento de atividades tem sido bastante explorado de diversas formas por uma gama de pesquisadores da atualidade. O uso de sensores dos mais diversos tipos tem sido fundamental para que este problema possa ser resolvido melhorando a efetividade do reconhecimento. Os Smartphones oferecem uma gama de sensores (GPS, Acelerômetro, Giroscópio, etc) que podem ser utilizados para fornecer dados para este tipo de problema. O trabalho aqui proposto, visa trazer um novo modelo de reconhecimento de atividades baseados em dados capturados pelo GPS. O modelo se baseia em informações caracterizadas pelas trajetórias dos usuários como: velocidade, distância entre os pontos e duraçãoo da trajetória. O modelo visa reconhecer 7 tipos de atividades, que são: Deslocamento de carro, Deslocamento andando, Deslocamento de ônibus, Estudar/trabalhar, Comer, Lazer e dormir. O modelo foi testado e teve aproximadamente 78% de acerto.

DOWNLOAD

Reconhecimento de Intenção

Aluno: Rogério Avellar

Ao realizar uma atividade, o usuário está sempre a realizando com alguma intenção. Os modelos atuais para reconhecimento de intenções geralmente aplicam-se em ambientes indoor e controlados, o que exige uma instrumentação prévia tanto do ambiente como das pessoas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo para reconhecimento de intençõees em ambientes fortemente outdoors apenas por informaçõeses das trajetórias e de outras informações contextuais que a partir dela poderão ser extraídas. O reconhecimento foi avaliado através de classificadores no qual foi mostrado que, a partir deste modelo piloto, é possível realizar algumas inferências acerca das intenções do cotidiano das pessoas.

DOWNLOAD
img

Realização



Financiamento