Canal ADDLabs





O ADDLabs · História

Quem Somos · Infraestrutura · História · Cooperação

O ADDLabs nasceu em 1992, quando a Professora Ana Cristina Garcia defendeu em tese de doutorado, na Universidade de Stanford, a ideia de como a Inteligência Artificial, aplicada a um modelo cooperativo (o ADD) poderia ajudar no apoio a decisões. Ao voltar para o Brasil, a Prof.ª Ana Cristina procurou apoio na área acadêmica e no meio empresarial para dar continuidade às suas pesquisas e projetos em Inteligência Artificial (IA) e Interação Homem-Computador (IHC).

Em 1994, um projeto desenvolvido para o CENPES/PETROBRAS comprovou o sucesso da aplicação do modelo ADD, o que propiciou o início da parceria com a PETROBRAS. O ADDVac, sistema computacional para projeto de ventilação e ar condicionado, seria o primeiro de uma série de projetos de pesquisa, e desenvolvimento de sistemas computacionais e tecnologia de ponta, envolvendo técnicas de IA e IHC.

Como reconhecimento pelo trabalho do laboratório e apostando em um retorno ainda maior em inovação tecnológica, a Petrobras investiu na construção da nova sede do ADDLabs, inaugurada em novembro de 2006.

Em uma área de 600m2, o ADDLabs comporta salas de desenvolvimento de projetos e tecnologia em Inteligência Artificial, duas salas de pesquisadores e desenvolvimento de tecnologia, uma de groupware - que conta com uma estrutura para pesquisas na área de otimização de reuniões - e um laboratório para testes de usabilidade de sites e interfaces, e pesquisa em Interação Homem-Computador.