Canal ADDLabs





Democracia e participação popular na web são tema de dissertação de mestrado na UFF.

ADDLabs-Dissertacao-GrandeNo dia 24 de agosto, Cleyton Slaviero, aluno de mestrado, orientado pela professora Ana Cristina, coordenadora e pesquisadora do ADDLabs, apresentou a sua dissertação “Uma ontologia de Participação para auxiliar a elaboração de ambientes consultivos e deliberativos”. A dissertação trata de um modelo para e-participação, isto é, uma metodologia para a construção de ferramentas de participação pela internet. Desde 2004 o ADDLabs vem desenvolvendo pesquisa e tecnologia na área de governo eletrônico.

Clique aqui e veja publicações de pesquisadores na área de governo eletrônico na seção de publicações deste site.




O ADDLabs

O ADDLabs é o laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e, desde 1996, desenvolve pesquisa e tecnologia de ponta em Inteligência Artificial e Interação Homem-Computador.

História

O embrião do ADDLabs nasceu em 1992, quando a Professora Ana Cristina Garcia defendeu, em tese de doutorado, na Universidade de Stanford, a ideia de como a Inteligência Artificial, aplicada a um modelo cooperativo, poderia ajudar apoiando decisões.

Projetos

O ADDLabs desenvolve projetos, sistemas computacionais e tecnologia de ponta nas áreas petrolífera, de gestão e Web. Sem descuidar do incentivo à pesquisa, o laboratório procura relacionar as atividades acadêmicas às demandas dos parceiros.