Canal ADDLabs





Simpósio Internacional de Conhecimento Gerencial é realizado na UFF

ADDLabs-Noticias-Simposio-2Entre os dias 3 e 5 de novembro, a Universidade Federal Fluminense sedia o Ismick 2008 – 12º Simpósio Internacional de Conhecimento Gerencial e Corporativo. A apresentação de sistemas inteligentes e tecnologias voltadas para a área de óleo e gás, utilizados pela Petrobras e desenvolvidos pelo Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente (ADDLabs) da UFF e apresentados em conferências internacionais, à época de edições anteriores do Ismick, foi decisiva para a escolha do Brasil como sede do evento em 2008.

O encontro, que ocorre anualmente desde 1993, é uma rede cooperativa e de intercâmbio, constituída por cientistas e profissionais de vários países onde são apresentados trabalhos científicos em engenharia de conhecimento aplicados às áreas industrial e empresarial.

Reconhecido no Brasil e no exterior como instituição de referência em pesquisa e geração de tecnologias em inteligência artificial aplicada à gestão de conhecimento, o ADDLabs participa do Ismick 2008 com a apresentação de dois pôsteres e de caso sobre o sistema inteligente denominado DMRisco, uma ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore.

Além do ADDLabs, o evento é co-organizado pelo TecPar e IIIA e conta com a participação da Petrobras. Estarão presentes, ainda, representantes da UTC (França), Universidade de Stellenbosch (África do Sul), LIP6 – Paris (França), CIT (Japão), UvA (Holanda), além da UTFPR, Coppe/UFRJ e PUC–RJ, do Brasil. 



O ADDLabs

O ADDLabs é o laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e, desde 1996, desenvolve pesquisa e tecnologia de ponta em Inteligência Artificial e Interação Homem-Computador.

História

O embrião do ADDLabs nasceu em 1992, quando a Professora Ana Cristina Garcia defendeu, em tese de doutorado, na Universidade de Stanford, a ideia de como a Inteligência Artificial, aplicada a um modelo cooperativo, poderia ajudar apoiando decisões.

Projetos

O ADDLabs desenvolve projetos, sistemas computacionais e tecnologia de ponta nas áreas petrolífera, de gestão e Web. Sem descuidar do incentivo à pesquisa, o laboratório procura relacionar as atividades acadêmicas às demandas dos parceiros.